RSS

– Memória

*

Ponta Delgada

Ponta Delgada

*

Ponta Delgada

Ponta Delgada

*

Ponta Delgada (sucata)

Ponta Delgada

(crédito de imagem: Luís Miguel Correia, Blog dos Navios e do Mar)

“Ponta Delgada”, mandado construir pela Insulana de Navegação para substituir o “Arnel”, que naufragou em Santa Maria, em 19 de Setembro de 1958. Foi lançado ao mar, em Lisboa, em 3 de Abril de 1961 e iniciou o serviço inter ilhas em 30 de Janeiro de 1962. O “Ponta Delgada” tinha 1064 toneladas de arqueação bruta e media 67,17 metros de comprimento. Dispunha de alojamento para 138 passageiros em camarotes e 262 passageiros em salão, num total de 400.
Durante 22 anos o “Ponta Delgada” fez a ligação regular entre todas ilhas, rotina essa apenas quebrada pelos períodos de manutenção e reparações. A partir de 74 integrou a frota da CTM – Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos.

*

Santo Amaro

Santo Amaro

*

Santo Amaro

Santo Amaro

*

Terralta

*

Girão

Girão

*

Espírito Santo

Espírito Santo

*

Carvalho Araújo

Carvalho Araújo

*

Lima

Lima

*

“Era o “Lima” o vapor das quinze e “tocava” nas Lajes. Vinha nessa data, mês a mês, normalmente, a não ser que o mau tempo alterasse a viagem entre as ilhas. Manhã cedo ele lá estava, enfiado na baía, como uma faixa negra, arrendada de branco, que alguém tivesse colocado no rosto da Vila.

Às nove, dez  horas, passava para o Faial, a pouca distância da costa quando o mar era de Verão. Tão perto que se ouvia, às vezes, o arfar da máquina, à mistura com a voz dos passageiros debruçados na amurada e com o grito das gaivotas, volteando em redor.”

(Fernando Melo, Fragmentos da Memória, 1993)

*

Açor

*

O vapor “Açor” em que Antero de Quental viajou para Ponta Delgada, em Junho de 1891. (A de 11 de Setembro,  Antero suicida-se…)

Anúncios
 

2 responses to “– Memória

  1. LUIS MIGUEL CORREIA

    Novembro 13, 2009 at 1:43 pm

    Olá Teresa Marques,

    Excelente este seu espaço de partilha de imagens e palavras. Vou fazer uma ligação no meu blog e tenho muitro gosto em que utilize as imagens que achar por bem do meu blogue. Basta referir “Fotografia de Luís Miguel Correia – Blogue dos Navios e do Mar”

    Gostava muito de reproduzir o envelope do PONTA DELGADA num livro que estou a acabar intitulado PORTOS E NAVEGAÇÃO DOS AÇORES, que vem complementar o meu recente livro PAQUETES DOS AÇORES. E quando for grande quero fazer um livro só dedicado ao PONTA DELGADA…

    Cumprimentos

    Luís Miguel Correia

    BLOG DOS NAVIOS E DO MAR

     
    • Teresa Marques

      Novembro 13, 2009 at 3:45 pm

      Obrigada, Luís Correia!
      Desconhecia o desfecho agonizante do “Ponta Delgada”. Na minha memória, o “Ponta Delgada” permanecerá atracado no porto da Horta… Guardo um dos exemplares dos envelopes comemorativos do milhão de passageiros, oferecido pelo comandante à data. Também queria ter guardado um bocadinho de chapa…

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: