RSS

Lagoa das Sete Cidades

06 Jun

*

“Para chegar à Lagoa das Sete Cidades a partir de Ponta Delgada, terá de passar na povoação da Relva. Tomando a estrada do Carvão, passará pelas lagoas do Carvão e do Canário. Desse local terá uma primeira noção paisagística da ilha de São Miguel, pois dali se avistam, tanto a costa norte como a sul.

Finalmente, no topo da estrada, a “revelação” da chamada “Vista do Rei” (D. Carlos e D. Amélia visitaram a ilha em 1902), sobranceira à Lagoa Verde e à Azul, no fundo da vasta caldeira. O conjunto do vale, muito impressivo, está cercado pela bordadura vulcânica a toda a volta, e tem a pitoresca designação de Lagoa das Sete Cidades, evocando perdidas Atlântidas e emocianantes lendas populares.

Nem sempre o tempo está propício para a melhor observação desta paisagem: os frequentes dias enevoados, a velocidade com que o tempo muda nas ilhas, os nevoeiros inesperados, fazem da subida uma incógnita otimista. Mas a recompensa surge, extasiante, por vezes entre duas nuvens esparsas: é belíssima a visão dos dois lagos, um inteiramente verde, outro inteiramente azul, separados por um fio de terra e quietos, adormecidos, cismáticos – na frase de Raúl Brandão.

No local, bordejado pelas hortênsias, foi implantado um painel de azulejos (autor Mário Costa), pago pelo Estado e executado em 1969. Mais infeliz foi a vizinha construção do enorme hotel, verdadeiro “elefante branco” que, num mau entendimento do turismo açórico, desfigurou inutilmente este espaço magnífico e nunca funcionou.

Impressiona a calma do local, onde um “estranho silêncio” reina e acentua a impressão irreal e distante da vista da aldeiazinha, dos lagos e das montanhas envolventes.

Pode descer-se para o interior desta vasta caldeira, passando o miradouro do Cerrado das Freiras, e visitando em baixo a minúscula povoação das Sete Cidades. Prosseguindo, pode subir-se novamente e sair da cratera pela caldeira poente, seguindo pela estrada da Seara, e retornando pela Várzea, ao longo da costa sul-ocidental, para Ponta Delgada.”

in Guia Expresso, O Melhor de Portugal

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Junho 6, 2013 em São Miguel

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: