RSS

Algodões panorâmicos

01 Out

*

(crédito de imagem – Hélio Sales)

*

“Ora suaves com mistura de sulfato, ora cor de vidro moído bordejado a enxofre. São uns algodões panorâmicos, móveis sobre os quatro cabos em que pousa a serra sobre o mar visto daqui. De araucárias e um pequeno bosque com metrosíderos e loendros, depois de limpam areias que findam em relvas e canaviais, posso erguer os olhos até onde a distância deixa ainda ver. E começam as faldas. Com redondos dobrados sobre redondos, pequenos vales pressentidos apenas pela suspensão das cores, ravinas que só alguma incidência de sol deixa adivinhar. Os rectângulos limosos encostam a novas geometrias de um azul vermelho, de um ocre quase roxo.

As sebes são rosa estivo, separam ao olhar cada pousio de vegetação e há uma certa melancolia em não poder distinguir as rosas bravas entrelaçando miríades hortenses, os hibiscos rubros receosos das conteiras daninhas, essa praga feérica que deveria calcar a nossa vida, recobri-la de húmidas florações empolgadas, apenas acometidas pelas vacas a quem, de quando em vez, libertam das amáveis grilhetas com que, no quebranto de filas nutricionais, as amarram ao chão.

Tudo isto não se vê nem se tem. É a serra que deixa imaginar. Sem casas além das fajãs, ou escondidas pelas moitas, ela vigia as estradas que, secretas, conduzem almas viandantes aos seus altos lugares. Aí encontraram as nuvens. e nada são. Parecem ter largado para mais acima, desfizeram-se em nódulos luminescentes no céu de um azul molhado, sem o esfaqueamento do calor. Outras vezes descem mais abaixo, vão ao encontro do grito dos boieiros e envolvem os olhos escurecidos num vapor absoluto, um desmaio da terra, os sentidos fechados na mera flutuação.”

(Joaquim Manuel Magalhães, Do Corvo a Santa Maria, 1993)

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Outubro 1, 2011 em Clima

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: