RSS

Ilha de São Jorge

02 Set

*

“Quando falo da força dos cimos de São Jorge, refiro-me à vegetação mais densa que nas outras ilhas do meio, às nuvens que parecem mais espessas nesses combros, aos gingkos e aos inesperados pinheiros por meio do pau-branco e de incensos abundantes, à divisão abrupta de céu e água que tais altas terras desenham, sem nos criarem a sensação de estreiteza que, nos mapas, julgamos ir encontrar. Também se nos aproximamos, quer por mar quer pelo alto, parece ser rocha bruta e negra essa rocha intrometida, mas lá é placidez e vento húmido e nevoeiro.”

(Joaquim Manuel Magalhães, Do Corvo a Santa Maria, 1993)

*

“A bordo de embarcações de vela ou iates, é possível conhecer a linha costeira e encontrar recantos surpreendentes moldados por erupções vulcânicas e ventos, imprevistas praias desertas e monumentos rochosos intocados pelo homem, lugares só acessíveis por mar.”

(Pedro Botelho)

*

“São Jorge – A bela adormecida. De correr de ponta a ponta. Beleza sem intervalos. Estala de esplendor no Pico da Esperança de onde o Pico (da vizinha ilha) é deslumbramento. As fajãs dos vimes, de São João, na costa sul, ou a do Ouvidor, na estonteante costa norte, são belas amostras de outras mais secretas. Quem puder combinar uma ida à Caldeira do Santo Cristo, caminhada a pé (por terra não tem alternativa) a partir da serra do Topo, com regresso pela Fajã dos Cubres, vai ao outro mundo e vem consolado. Peça que lhe tragam cerveja (água também serve), à chegada à Fajã dos Cubres. Vai agradecer-me a recomendação. Procure falar com os jorgenses. Idem pelo delicioso efeito do conselho.”

in Açores, um olhar, Onésimo Teotónio de Almeida

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Setembro 2, 2010 em São Jorge

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: