RSS

Clima

02 Nov

Ar3

“Um céu de algodão sujo tolda o arquipélago das nove ilhas; o “mormaço” apaga os contornos do mar e da terra, e, amolecendo os pastos à custa da pele do proprietário e do pastor, dilui e arrasta as vontades, dá a homens e a coisas uma doença quase de alma, a que os ingleses, médicos do bem-estar, puseram uma etiqueta como quem descobre uma planta nova neste mundo seco e velho: azorean torpor.”

(Vitorino Nemésio, Mau Tempo no Canal)

“A temperatura média anual é de 17º; a do mês mais frio 14º,3, nunca descendo abaixo dos 5º,6. Agosto é o mês mais quente, não excede 28º. Enfim, os cinco meses de temperatura superior à média sucedem sete meses abaixo dela, dos quais Janeiro, Fevereiro e Março desencadeiam um Inverno benigno e emborralhado. A pluviosidade concentra-se sobretudo desde Outubro, o mês dos raros mas espectaculares ciclones.

Com uma percentagem de humidade que oscila de 73 a 77, predominam os ventos de sudoeste e nordeste que previnem a Europa das surpresas eólicas que a esperam… É geralmente de um sudoeste húmido e borrascoso que se levantam, de raro em raro, esses rápidos e belos tufões de Outono.

Os céus cínzeos transtornam suavemente a linha dos cumes e das rochas, amaciando as perspectivas. Cresce um vago torpor da pressão atmosférica acentuada, e uma humidade rorejante desentranha da lava um cheiro vivo. Em suma – um clima atlântico, temperado, que hiberna docemente e tarde.”

(Vitorino Nemésio, Corsário das Ilhas)

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Novembro 2, 2009 em Clima

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: